quinta-feira, 30 de julho de 2009

Hoje inaugurando uma nova coluna aqui no SnarfMídia que é o contraditório e provocador Vamos falar de... onde cada semana será tratado um tema novo para ser discutido, escrachado ou até mesmo elogiado aqui no blog.

E inaugurando Vamos falar de...GRIPE SUÍNA

Porque ultimamente não se fala de outra coisa nas rodas de escola,pagode e por ai vai, gripe suína esta mais popular do que os atos secretos do nosso queridinho Sarney e não vamos aqui nos prolongar falando de seu risco iminente, pandemia e etc...

A gripe começou de certa forma no México e vêm de um vírus mutante que foi passado do homem para o porco e de volta para o homem já alterado em sua forma mais crítica, ela possui os mesmos sintomas de uma gripe comum porém agride o sistema respiratório de uma maneira mais agressiva, ela se espalhou por todos continentes e vitimou centenas de pessoas.

Não é que não devemos levar a sério a doença em si que esta circulando por todo o globo, porém a mídia esta ganhando mais do que qualquer um em cima de sua popularidade e dando muito pano para a manga para o assunto, sim ela já matou bastante e se alastrou pelo mundo inteiro, devemos tomar cuidado e nosso governo deve estar preparado para cuidar dos casos da H1N1 (influenza) sem sombra de duvídas.

O que me preocupa é o descaso na hora de um diagnóstico, por exemplo não existe uma separação ou uma sondagem nos hospitais populares para atender a doença, todos vão para uma triagem da mesma forma, logicamente isto evita preconceitos mas aumenta o riscod e contágio, enquanto nas ruas por exemplo, usar máscaras e outras medidas exageradas só aumentam o pânico na população e na minha opinião é uma maneira desnecessária tanto quanto o fato das escolas e faculdades suspenderem as aulas e só voltarem das férias para seu periodo letivo a partir do dia 10 de agosto.

O Brasil não pode parar em virtude da gripe, deve-se sim dar importância para a epidemia porém todos devem continuar levando uma vida normal na medida do possível até que se prove que estamos sim correndo risco iminente de morte em contato ao vírus, não estou querendo dizer para não termos medo ou precaução mas apenas para não superestimar tudo o que a mídia fala referente a este assunto.

Já passamos por outras epidemias e doenças sérias e que tambem ficaram em destaque nos telejornais da tv brasileira, quem é que não lembra da gripe aviária que veio pouco antes do vírus influenza porém não chegou a contaminar tantos brasileiros?

A gripe esta ai mas até agora não mostrou ser tão diferente da dengue que chegou a ter 2000 novos contaminados por dia aqui no Brasil.

Por isso nada de usar máscaras, não dar a mão para um cumprimento ou suspender as aulas...

Isso para mim é despertar o pânico de forma desnecessária.

Se for para suspender as aulas vamos parar de usar o transporte publíco, frequentar bares,restaurantes e cinemas...porque não parar de respirar para se precaver tambem?

Afinal estar vivo é correr riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário